Foto: www.buenosairesquerible.gov.ar

quarta-feira, 19 de maio de 2010

La Boca

O bairro cresceu a partir do Riachuelo, um pequeno rio que marca o limite sul da capital argentina. Provavelmente esta é a região do primeiro porto da cidade. A imigração principalmente de italianos impulsionou o desenvolvimento do bairro. A característica visual do bairro são as chapas de metal e a maioria pintada com cores vivas. Isso porque, quando os estrangeiros - principalmente espanhóis e italianos - construíam suas casas, usavas as tintas que sobravam dos navios do porto para pintá-las.
O bairro possui duas grandes atrações:

1 - O Estádio Alberto J. Armando do Boca Juniors (conhecido como La Bombonera porque parece uma caixa de bombons gigante), time com maior quantidade de torcedores da Argentina e conhecido por serem absurdamente fanáticos por futebol.
Os imigrantes italianos eram em grande parte genoveses. Eles criaram em La Boca os dois futuros clubes mais populares do país: não só o Boca Juniors, mas também o River Plate (branco e vermelho do River são as cores da bandeira de Gênova) foi criado no bairro, posteriormente mudando-se para a área mais nobre de Belgrano.
A rivalidade originou-se justamente da proximidade entre os dois clubes, só depois se acentuando em razão de o River passar a representar a elite portenha, enquanto o Boca popularizou-se como o clube dos operários.

 Foto: Arquivo pessoal

2 - O Caminito, uma ruazinha que já foi leito de um pequeno rio que secou e depois foi aproveitada como desvio secundário da estrada de ferro. Em 1920 o trem parou de passar por ali e local ficou como depósito de lixo até que um vizinho resolveu limpar e  o pintor Quinquela Martín apoiou e nomeou a rua, ele conseguiu em 1945 que virasse oficialmente uma rua. O nome da pequena rua é uma homenagem ao músico e compositor boquense Juan de Diós Filiberto, autor do tango que tem mesmo nome, mas não se tratava deste caminho especifico.
Atualmente as paredes e muros são ornamentados com esculturas e alto relevo de importantes artistas argentinos. Ali encontramos diversas obras expostas para venda além dos cantores e dançarinos de tango.


Foto: http://elcaminoes.files.wordpress.com/2008/10/680086-buenos-aires-la-boca-caminito-tango-large.jpg

Nenhum comentário:

Postar um comentário